quinta-feira, 17 de março de 2011

A GRANDE FOME

A Grande Fome(1315- 1317)

Neste período antes da guerra, houve uma extrema pobreza e miséria na Europa, conhecida como A Grande Fome. Isto não ocorreu por a caso, mas sim devido a uma série de más colheitas sobre uma produção já bem deficiente. O resultado foi que a população com fome, ficou desnutrida e sem defesas para doenças. As péssimas condições de vida e higiene ajudaram para a propagação de doenças epidêmicas.

A pior e mais conhecida foi a Peste Negra (1347-1350), que matou aproximadamente um terço da população européia. Os mais afetados foram os habitantes das cidades, para ser mais preciso, os moradores de bairros pobres, pois a aglomeração de pessoas era maior e a higiene péssima. Essa doença começou na China e espalhou-se para a Índia e Europa.

Com tantos problemas os franceses estavam com a situação complicada. porque tinham gastado muito com a guerra, o comércio parou de crescer e a  peste estava matando sua população.

8 comentários:

  1. A Grande Fome ocorrida na Europa durante a Idade Média aconteceu no período antes da guerra. A população ficou fraca e com fome, que não tinha defesa contra doenças, onde a pior foi a Peste Negra. O grupo falou também sobre o motivo pelo qual ocorreu a Grande Fome que foi as más colheitas.Comentário postado por Luiggi Almeida Araújo.

    ResponderExcluir
  2. a peste negra matou mais que a grande fome, mais também durou mais, pode ser dizer, q comparados, os dois mataram o mesmo numero?

    ResponderExcluir
  3. foi sim mataram o tanto de pessoas ,mas a peste negra era mais conhecidas na antiguidade e até hoje se fala dela então pelos meus cálculos que estou estudando isso saber e as artes livro de história, antigamente pensavam que essas doenças eram pecados que povo cometia,mas graças a deus que não tem mais peste negra, pode ter pulga transmissora mas é difícil
    Atenção da aluna da 6ª serie Heloisa anos:10 anos verdade meu professor é muito bom pra me ensinar tanto assim o nome dele é Joseano(Liu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem peste negra sim, porém já curá-vel, já possui medicamentos para este tipo de doença que predomina a europa-ocidental

      Excluir
  4. No fim do século XIII, a quantidade de alimentos que era possível produzir já não bastava para alimentar tantos homens. Mais, as lavras intensas tinham esgotado os solos, tornando ainda mais precárias as colheitas de cada ano. Ao esgotamento dos solos somaram-se as mudanças climáticas. O século XIV corresponde a um período de pluviosidade intensa e arrefecimento generalizado. As chuvas e o frio faziam apodrecer as sementes e as colheitas perdiam-se. A fome regressou ao Ocidente, como uma maldição sempre repetida: na Provença, um ano em cada três era de más colheitas. Em Navarra, quase todo o século XIV é de escassez e subalimentação. Em Portugal, de meados do século XIV aos finais do século XV, são conhecidas, pelo menos, 21 crises de subsistência, que se fizeram sentir, especialmente, nos grandes centros urbanos, mas que também afetaram a província.
    As fomes e o cortejo de doenças que se lhes seguia deixavam um rasto de miséria e de morte, que os medievais interpretavam como um castigo divino para os pecados da Humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Esta "Grande Fome" recebeu seu nome não somente pelo número de mortos, pela extrema área geográfica afetada ou por sua duração, sim também por suas consequências ao longo prazo

    ResponderExcluir
  6. Esta "Grande Fome" recebeu seu nome não somente pelo número de mortos, pela extrema área geográfica afetada ou por sua duração, sim também por suas consequências ao longo prazo

    ResponderExcluir
  7. possivelmente a grande fome nesse período pode estar relacionado com o aumento descomunal da pluviosidade. com tanta chuva e solo desgastado os agricultores não dispunham tecnologia para sanar ou amenizar os efeitos de tal cataclismo

    ResponderExcluir